quarta-feira, 4 de maio de 2011

Coríntios



É natural se adaptar ao ambiente. Mas os seguidores de Cristo são novas criaturas, nascidas de Deus e interiormente transformadas, com valores e estilos de vida que confrontam o mundo e colidem com a moral normalmente aceita pelos não-crentes. Os verdadeiros cristãos não se misturam.
Os cristãos de Corinto lutavam contra o meio em que viviam. Cercados pela corrupção e por todos os pecados concebíveis, sentiam pressão para se adaptar. Sabiam que eram livres em Cristo. Mas, o que essa liberdade significa? Como deveriam ver os ídolos ou a sexualidade? O que deveriam fazer a respeito do casamento, das mulheres na igreja e dos dons do Espírito? Essas eram mais do que apenas perguntas teóricas – a igreja estava sendo minada pela imoralidade e pela imaturidade espiritual. A fé dos crentes estava sendo provada no crisol da imoral Corinto, e alguns deles estavam falhando na prova.
Paulo ouviu falar das lutas de Corinto e escreveu duas cartas para tratar dos problemas daquela igreja. Estamos tratando aqui, especificamente, da primeira carta aos coríntios. Após uma breve introdução (I Coríntios 1:1-9), Paulo se dirigiu imediatamente à questão da unidade (1:10 – 4:21), e, pelo fato de muitos problemas da igreja de Corinto envolverem sexo, Paulo denunciou o pecado sexual de uma maneira 
extremamente firme (6:9-20).
Dentre outras coisas, o Apóstolo discutiu sobre adoração, o papel da mulher, a Ceia do Senhor e os dons espirituais. E em meio a estas explanações, está sua magnífica descrição do maior dom: o amor.
Nesta carta, Paulo confrontou os coríntios com os pecados e as negligências deles. É exatamente nesta primeira carta que o Apóstolo alerta a todos os cristãos para serem cuidadosos, não se misturarem com o mundo e aceitarem seus valores e estilos de vida. Devemos viver centrados em Cristo, inculpáveis, vivendo no amor que faz diferença para Deus. Ao ler I Coríntios, examine seus valores, levando em conta um completo comprometimento com Cristo.
A graça e a paz,
Katharinne





Texto adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada