Assistir a um discurso, no programa Vejam Só, da Rede Internacional de Televisão – RIT, muito interessante e o tema do programa era: O que representam as 7 igrejas a quem JESUS mandou as cartas do Apocalipse?
Acredita-se que o autor de Apocalipse seja o Apóstolo João, devido as descrições de JESUS com: o Verbo e o Cordeiro de DEUS entre outros. Foi escrito numa época em que havia uma perseguição enorme aos cristãos. O imperador romano Nero havia sancionado oficialmente a tortura e o extermínio dos cristãos, pois culpavam do incêndio ocorrido no ano de 64 d.C, depois de seu suicídio em 68 d.C, cresceu o culto ao imperador.
Augusto, que sucedeu Júlio César como imperador de Roma, incentivou seus súditos a verem os imperadores como “deuses”, e, todos os que se recusassem a adorá-lo eram torturados, executados e exilados como traidores. João foi exilado na ilha de Patmos, onde havia uma prisão e, possivelmente uma pedreira. Durante esse exílio recebeu a revelação – daí o nome Apocalipse- da vitória de DEUS diante o período de grande perseguição. A partir de então, escreveu cartas, para que as igrejas perseverassem firmes na fé, pois DEUS traria a vitória e o alívio para todo o sofrimento. O livramento é associado a vinda do Messias, que daria início ao Reino de DEUS.
As cartas foram dirigidas as igrejas, localizadas em 7 Províncias romana da Ásia, atual Túrquia Ap 1:4. Ele direcionava as cartas as Igrejas provavelmente não colocavam os nomes das Igrejas, para que essas pudessem circular entre as demais Igrejas.
Alguns acreditam que as cartas representavam períodos vividos pela igreja, como:
ÉFESO – Era da pureza Apostólica, apresenta a igreja na primeira época, durante a última metade do século I.
As características da igreja: Apocalipse 2:1-7.
A) Elogio: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como atua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova o que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos. E tens perseverança, e suportastes provas por causa do meu nome, e não te deixastes esmorecer”. Apocalipse 2:2 e 3
B) Reprovação: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. Apocalipse 2:4.
ESMIRNA: Prefigura a Igreja sofredora sob perseguição do Império Romano, desde a última metade do século I até a primeira metade do século IV, quando Constantino o grande, César do Império Romano, concedeu o favor imperial. Os cristãos foram perseguidos, martirizados, queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano e etc.
As características: Apocalipse 2:8-11.
A) Elogio: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu é rico)”. Apocalipse 2:9.
B) Para esses fiéis mártires o Senhor não tem reprovação
PÉRGAMO - era de compromissos. Pré-simboliza a igreja mundana, a igreja casada com o mundo, desde que Constantino aceitou o cristianismo até a época do estabelecimento do sistema papal, na segunda metade do século VI. Como Satanás não pode destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas idéias. Esse paganismo introduzido na igreja foi tirando sua força espiritual.
As características: Apocalipse 2:12-17.
A) Elogio: “Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negastes a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita”. Ap. 2:13
B) Reprovação: “entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.” Apocalipse 2:14- 15
TIATIRA: era da apostasia. Retrata profeticamente a igreja apóstata, desde a ordenação do sistema papal na segunda metade do século VI até o fim desta era, quando Cristo voltar. Essa igreja é a identificação da igreja católica romana representa o período que vai desde o século VI ao XV - é a Idade Média. Jezabel, filha de um rei Sidônio, adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A igreja se paganizara.
As características: Apocalipse 2:18-29.
A) Elogio: “Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.”. Apocalipse 2:19
B) Reprovação: “Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos”. Apocalipse 2:20
SARDES: era da reforma. Corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores.
As características: Apocalipse 3:1-6.
A) Elogio: “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.”. Apocalipse 3:4
B) Reprovação: “Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.” Apocalipse 3:1. B e 2
FILADÉLFIA: era do reavivamento. Filadélfia, que quer dizer amor fraternal representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa a estudar-se Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História. Quando os irmãos se levantaram na Inglaterra para praticar a igreja fora de qualquer sistema denominacional e facciosa, até a segunda manifestação do Senhor
As características: Apocalipse 3:7-13.
A) Elogio: “Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”. Apocalipse 3:8
B) Reprovação: “Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:1. B e 2
LAODICÉIA: a era presente. Prefigura a vida da igreja degradada dos irmãos, desde a última metade do século XIX até á vinda de Cristo O Senhor. Apesar da triste condição de autossuficiência e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração.
A) Elogio: Não há.
B) Reprovação: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” Apocalipse 3:15, 16 e 17.
C) Conselho: “aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.” Apocalipse 3:18.
D) Conduta a seguir: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.” Apocalipse 3:19.
A Igreja não é a antessala do Paraíso, ela tem seus defeitos, há até alguns que dizem, comparando a Igreja com a arca de Noé: “Se não fosse o dilúvio lá fora, ninguém aguentaria o cheiro daqui”. Só em JESUS alcançamos a salvação, que nos foi dada mediante a graça. Você pode ser salvo na rua, em casa ouvindo o rádio ou a televisão, mas, isso será testificado quando nos tornamos Igreja, precisamos congregar. Imagine uma família de uma única pessoa, isso não é família. Quem opta por não congregar, opta por uma vida mundana. Só é Igreja aquele que se firma nos conceitos básicos da fé, como por exemplo, não se admite Igreja que professa salvação fora de JESUS CRISTO.
JESUS conhece a Igreja, pois, foi Ele quem a gerou, Ele quer tirar seus males, espinhos. “E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas.” Ap 1:12 – 15. JESUS está no meio da Igreja, Ele está chamando a Igreja ao arrependimento (Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras 2:5; Arrepende-te, pois 2:16; e dei-lhe tempo para que se arrependesse 2:21; Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te 3:3; sê pois zeloso, e arrepende-te 3:19).
Esse arrependimento só é gerado através da oração, do lamento. E como recompensa será dado o Garladão. Estamos na época da graça, mas há uma medida que é “Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.” 2:5
Infelizmente muitos são mantidos na Igreja por causa das festinhas e ventos, não procuram se firmar na PALAVRA. Mas afinal, quando virá o avivamento? Quando a Igreja procurar purificar suas vestes, tirar a idolatria, a avareza, a mentira, a vaidade...
No demais, continuará sofrendo perseguições, “E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.” 6:10. Mas no capítulo 5 de Apocalipse, o que se lê a seguir “Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.” A Igreja precisa descansar porque o Cordeiro que nos trará a salvação vive, reina e em breve voltará.
Bíblia da Mulher - Tradução e adaptação de Thomas Nelson, 1995.
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