quarta-feira, 30 de março de 2011

Dons e Habilidades são as mesmas coisas?



“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneje bem a palavra da verdade”. 2Timóteo 2.15
Quando somos convocados a servir, muitas vezes, nos esquivamos usando como argumento que não temos talentos, habilidades ou dons.
Em Salmos 139.13, está escrito que Deus nos formou e nos conhece. Ele nos criou com um propósito. Quando nos convertemos, passamos a fazer parte da família de Deus e membros do corpo de Cristo, onde desempenhamos uma função. Recebemos dons e habilidades para desempenharmos essa função e servirmos a nossa família e a todos quanto necessitarem, conforme, Romanos 12.5,6.
No entanto, existe uma diferença entre dom e habilidade. Rick Warren em seu livro Uma Vida com Propósitos, traz conceitos explicativos sobre a diferença entre ambos. Segundo ele, todos nós possuímos habilidades, pois são recursos pessoais, talentos com os quais nascemos.
Algumas pessoas têm habilidades com as palavras: já nascem falando! Outras têm habilidades atléticas e destacam-se pela coordenação motora. Outras são boas em música, matemática, mecânica ou têm enorme afinidade e compaixão para com os animais. As habilidades são muitas e podemos possuir mais de uma delas. Warren traz dados de pesquisas que apontam que uma pessoa comum tem entre 500 e 700 habilidades. Por exemplo: O cérebro pode armazenar 100 trilhões de fatos. A mente pode lidar com 15 mil decisões por segundo, como ocorre quando nosso sistema digestivo está trabalhando. O olfato pode perceber até 10 mil odores diferentes. O tato pode detectar um elemento com um mícron de espessura e a língua pode detectar o gosto de uma parte de quinino em 2 milhões de partes de água. 
Conclusão: SOMOS UM CONJUNTO DE HABILIDADES INCRÍVEIS, CRIAÇÕES PERFEITAS DO NOSSO DEUS.
A Bíblia está repleta de habilidades que foram usadas para a glória de Deus. Arão utilizou sua capacidade de falar; Daví utilizou sua habilidade com a música; e as pessoas envolvidas na construção minuciosa e detalhada do templo?
Já os dons, são habilidades espirituais para serem usadas no ministério, exclusivas dos que creem concedidas por Deus.
“Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.( I Coríntios 2.14)
Não podemos adquirir dons espirituais nem mesmos merecê-los, eles são a expressão da graça de Deus para conosco, por isso, são chamados dons, presentes.
Agora que sabemos que possuímos habilidades inatas e ainda recebemos habilidades espirituais, já que nascemos do Espírito, não dá para continuarmos usando a desculpa de que não temos talentos, habilidades ou dons; em, no mínimo, 500 coisas somos bons. Que tal descobrir suas habilidades e dons e utilizá-los para glória de Deus?
Por Gislane Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada