quarta-feira, 30 de março de 2011

POSSO PERDOAR?


"Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também".
Colossenses 3:13

Hoje gostaria de falar sobre um tema muito oportuno,"PERDÃO".

Você poderia me perguntar:Silvana eu posso perdoar?.Eu te diria claro que pode!.Tenho escutado muitas pessoas,tanto as mais distantes como aquelas que convivo dizendo:Quem sou eu para perdoar?.E ainda completam:Quem perdoa é Deus.Que conversa vazia e sem sabedoria.Como é triste ouvir coisas desse tipo de gente inclusive bem instruída e que se dizem "SERVOS DE DEUS".



Oferecer perdão é uma ordem divina e Deus nos dá capacidade para perdoar a quem quer que seja,porque Ele mesmo também nos perdoou.Esse perdão,porém precisa vir realmente do coração para restabelecer uma verdadeira convivência,pois quem não perdoa de fato vive preso a lembranças que continuam a evenenar a vida.
Você poderia me perguntar:Silvana,mais quem perdoa esquece?.Eu te diria: Não.Esquecer é difícil,mas nem por isso vou deixar de oferecer perdão á quem me machucou.
Quando liberamos perdão de verdade,nós lembraremos do que fizeram á nós,mais aquela ofênsa não trará mais dor.É simples assim..

Quando meu relacionamento com Deus não tinha profundidade,eu sofria com aborrecimentos e decepções por não conseguir perdoar ou fazê-lo da boca pra fora,e então o ocorrido me perseguia e me irritava.Era horrível!,eu vivia amargurada e presa espiritualmente.

A prática do perdão,também é um exercício para SANTIDADE,ou seja,ela mantém desimpedido nosso acesso a Deus e a um crescente aprimoramento da nossa vida.Isso é muito importante.
Para aqueles que reconhecem que não há saída a não ser perdoar, mas que, por outro lado, não é algo tão fácil de se fazer, quero oferecer conselhos práticos que serão de grande valia.
O perdão não é um sentimento sabe?, é uma decisão e também uma atitude de fé. Já dissemos que o perdão não é por merecimento, logo, não tenho motivação alguma em minhas emoções a perdoar. Não me alegro por ter sido lesado, mas libero aquele que me lesou por uma decisão racional. Portanto, o perdão não flui espontaneamente, deve ser gerado no coração por levar em consideração aquilo que Deus fez por mim e sua ordem de perdoar.

As conseqüências da falta de perdão também devem ser lembradas, para dar mais munição à razão do que à emoção.É preciso FÉ para perdoar.É necessário crer que Deus é justo e que Ele não nos pede mais do que aquilo que podemos dar. Se Deus nos pediu que perdoássemos, Ele vai nos socorrer dispensando sua graça no momento em que tivermos uma atitude de perdão.Muitas vezes o perdão precisa ser renovado. Depois de declarar alguém perdoado, o diabo, que não quer perder seu domínio, vai tentar renovar a ferida. Em provérbios 17:9 está escrito sobre encobrir a questão ou renová-la. É preciso tomar uma decisão de esquecer o que houve, e renovar somente o perdão. Cada vez que a dor tentar voltar, declare novamente seu perdão á aquela pessoa. Ore abençoando seu ofensor. Lute contra a mágoa!É importante ver os ofensores como vítimas. Jesus teve essa atitude na cruz você sabia?.Leia o texto abaixo e comprove:

Em lucas.23.34 diz:“Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Em vez de olhar para eles como quem merece punição e castigo, Jesus enxerga que eles também eram vítimas. Aqueles homens estavam em cegueira e ignorância espiritual, debaixo de influência maligna, sem nenhum discernimento de quem estavam de fato matando. Eram vítimas de todo um sistema que os afastou de Deus e da revelação das Escrituras. E ao reconhecer que eles é que eram vítimas, em vez de alimentar dó de si mesmo (como nós faríamos), Jesus teve COMPAIXÃO deles.Que coisa linda né?..:)

Quando você começa a enxergar as misérias da vida espiritual de seu ofensor (ao menos a que manifestou no momento de te ferir), e canaliza o amor de Deus por ele, como você também necessita do amor divino ao se achegar arrependido em busca de perdão, a coisa fica mais fácil.
Então meu amado,hoje mesmo, procure a pessoa que vc tem algum tipo de desconforto e peça PERDÃO.Você me diria:Mais Silvana,quem tem que me pedir perdão é a pessoa não eu,ela que me ofendeu,ela que me machucou...Mais lembre-se querido,que não foi assim que o Senhor nos ensinou..Quando agimos da forma correta,do geito que o Senhor nos disse concerteza satanás será envergonhado através das nossas atitudes.Mais tem um detalhe importante aqui e que eu gostaria de salientar também.Se você já tentou procurar a pessoa que lhe machucou e talvez tenha sido você que tenha cometido a ofensa e ela não quis acordo,não aceitou o seu pedido de perdão,aí você está livre!.Tenha consciência que você fez sua parte e pra Deus isso basta..O fardo ficará agora do outro lado,cabe á ela assumir o problema,aí é entre ela e Deus.Descanse e deixe Deus agir na vida dela.Apenas ore para que seu coração seja quebrantado e siga o seu caminho em paz!..

Finalizo com uma frase que ouvi em uma ministração de um homem de Deus.Essa frase foi dita por ele e veio de encontro ao que eu estava precisando ouvir naquele dia.Eu estava profundamente ferida por uma ingratidão que tinha sofrido,e o Senhor me confrontou trazendo paz pra mim!.Ela falou profundamente comigo.E toda vez que abordo esse tema me lembro dela..

Diz assim:"SE VOCÊ QUER SER FELIZ POR UM MOMENTO;VINGUE-SE!;SE VOCÊ QUER SER FELIZ POR TODA VIDA,PERDOE"!..(Tertuliano)

Espero que Deus tenha falado ao seu coração através dessa mensagem!
Ouça a música tb tá?,ela é um complemento do que falamos hoje!..:)
Se possível,deixe um comentário abaixo.Precisamos saber se vc está gostando das mensagens postadas..:)
Shalom queridos!
Um excelente dia na presença do Pai!..:)
Com carinho!
Silvana Oliveira

Um comentário:

  1. Perdoar implica em reconciliação?
    Interessante, Silvana, ontem estava conversando com minha mãe sobre isso, e ela me fez essa pergunta. Quando um amigo te fere, você chega a perdoá-lo, mas não volta a amizade com ele, isso é um erro (ou incidência de que não houve perdão)?
    Eu penso que o perdão não exige a volta do vínculo. O que você acha?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada