sábado, 18 de junho de 2011

Um dogma Critão


Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: "Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens".

Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era.

O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, eles gritaram: "Homem de Deus, há morte na panela!” E não puderam mais tomá-lo.

Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: "Sirvam a todos". E já não havia mais perigo no caldeirão. 2 Reis 4:38-41

O nosso alimento espiritual é a Palavra de Deus. Jesus confirmou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". (Mateus 4:) Se temos vida é porque temos alimento. Mas existe outro tipo de alimento, que não produz vida, mas produz morte! É o alimento envenenado do homem, que motivado até num sincero propósito de se alimentar, acaba por colocar "morte" na panela.

Jesus exortou: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus". (Mateus 16:6) Alguns podem até pensar que somente um pouco de falsa doutrina, no meio de uma religião que sinceramente busca a Deus, não tem nenhum problema. Trazendo para a nossa juventude chegamos a alguns questionamentos: “será que se eu ouvir aquela música que eu gosto, mas que não agrada a Deus isso vai fazer diferença em minha vida espiritual?” ou se eu assistir aquele filme q tem cenas inadequadas p meu estilo de vida também será como fermento? A resposta????? Sim.. olha só o que mais a frente o apóstolo Paulo alerta: "Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?" (1 Coríntios 5:6).

Em toda a Bíblia Sagrada lemos e percebemos que Jesus tratava do caráter do homem, e pouco se importava com o fator "exterior", ou seja, roupas e costumes. Claro que isso não dá liberdade a andar de qualquer maneira, mas o próprio cristão sincero irá procurar andar decentemente. Se ele tem o Espírito de Deus na vida dele, se busca a Deus com sinceridade, nunca irá andar com trajes indecentes! Não precisa ninguém ficar ditando regras e tipos de roupas. Afinal, que decência demonstra gravata? Que sinal de decência representa o paletó? (nos casos dos homens) E a saia batendo no pé? (no caso das mulheres) Por acaso se colocar uma bermuda decente e uma camiseta, nos momentos de lazer, o cristão estará andando "indecentemente"?! Os legalistas criam dogmas e regras de roupas em suas igrejas, impedindo que outros venham a Cristo e impedindo a verdadeira conversão de caráter.

"Fugi dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas". (Marcos 12:38)

Esta é uma das palavras mais claras de Jesus contra os escribas, que se preocupavam tanto com o exterior que se esquecia de amar o próximo, atitude principal na vida do cristão, que influencia inclusive na sua salvação. O amor ao próximo é a identificação do verdadeiro discípulo do Senhor. E não trajes, que servem somente para o exterior. E para mais nada servem, a não ser como um verdadeiro "veneno".

"Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: Quem não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus". (1 João 3:10)


Drielly Martins

2 comentários:

Visualizações de páginas da semana passada