terça-feira, 14 de junho de 2011

Quantos desejam a salvação?

Se fizermos uma pesquisa sondando as pessoas se elas desejam ser salvas, acredito que todas, pelo menos 98%, responderiam que sim. E quantos acreditam que já estão salvos? Muitos com certeza.

Faz parte do imaginário popular a idéia de Salvação. Todas as religiões e povos, enfim em toda a Terra, não há quem não saiba algo sobre o assunto. Até as comunidades mais isoladas, dentro das suas crenças e cultura, têm algo que retrate a salvação, o divino. Claro, cada religião e cada povo têm suas explicações e significados diferentes sobre o tema. Mas quantos verdadeiramente conhecem o significado da palavra salvação?

Muita gente acredita que para sermos salvos basta ser caridoso, fazer doações a instituições filantrópicas. Alguns acham que ao serem honestos, corretos, garante um lugar no Céu. Outros apostam na assiduidade dos templos. Ir à igreja, entregar o dízimo e fazer ofertas é pré-requisito. Mas o que muitos não sabem é que nenhuma dessas ações garante a salvação.

A salvação não pode ser comprada. Não há obras humanas neste mundo que possam levar alguém a ser salvo. Vou explicar o motivo: a Salvação foi nos dada gratuitamente por Jesus Cristo, Cordeiro Santo de Deus, e ela não é adquirida por obras humanas. O merecimento não é nosso. “A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós.” (Ef2:9-10).

É lógico que todas as boas ações alegram o coração de Deus. Sermos solidários, honestos, justos, etc., fazem o Senhor se encher de misericórdia por nós. Mas não passam de obrigações nossas. Honestidade, generosidade e caridade e muitas outras qualidades são obrigações. Não devemos nos vangloriar dessas coisas. Certa vez Jesus advertiu severamente os fariseus: “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Pois vocês lavam o corpo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecado.” (Mt:25-28).

Em todo o capítulo 23, Jesus condena o fingimento. Ele sabe a razão pelas quais as pessoas fazem determinadas coisas. Muitas fazem para atrair a atenção dos outros, mas estão longe Dele.

Nos dias de hoje ser honesto virou notícia. O assunto é tema de reportagem. As pessoas se espantam quando vêem um cidadão honesto, quando deveria ser tão comum. O que deveria ser visto com espanto é a desonestidade. Mas a corrupção infelizmente foi banalizada.

Também em Mateus 23 Jesus disse: “Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.” (vs:11-12).

Nós não fizemos nada para sermos salvos. Quem fez tudo foi Jesus e tudo por amor. Amor de Pai e Filho. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo3:16-18).

A única condição que nos garante estar no Reino de Deus é pela fé. O que importa é o nosso coração. A pessoa tem que crer que Jesus veio ao mundo e morreu por nós. Ela precisa confessar que Jesus é o Senhor e salvador de sua vida.

Pela fé somo salvos. E, ao acreditar em Deus, somos tomados pelo ESPÍRITO SANTO, que nos guiará pelos caminhos de Cristo. É Ele quem nos convence do pecado e nos leva a fazer a obra de Jesus.

Por isso afirmei que não são obras humanas que levam a salvação. Trata-se das obras do ESPÍRITO. É ele quem faz tudo. A pessoa quando está tomada pelo Espírito de Deus, faz o que Jesus nos ensinou. Ela prega o evangelho aos que não conhecem a Deus e pratica todas aquelas boas ações citadas anteriormente. Mas a diferença agora é que ela não faz mais pensando em benefício próprio porque ela já sabe que as pessoas não são salvas dessa forma. Ela faz por amor a Deus e ao seu próximo. Ela sabe que Jesus se alegra com os humildes de coração.

Elas passam a saber que nós somos apenas o instrumento e quem faz a obra é o Espírito Santo. Ele foi enviado por Jesus, quando nos prometeu o Consolador. Quando subiu aos Céus, Jesus não nos deixou só. “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre.” (Jo14:15-16).

Então amigos não busquem obras humanas para vos engrandecer. Busquem as obras do ESPÍRITO, pois estas os levará a eternidade.

Foto: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada