terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Por que Jesus usava parábolas para falar com o povo?

A vocês DEUS mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não. (Mateus 13:11) Isso é o que Jesus diz a você que está com o coração aberto/disponível para ouvir a sua mensagem e segui-lo. Esse é o segredo: dispor-se verdadeiramente a aprender o que o Senhor Jesus e o Espírito Santo têm a ensinar. Todos os que estão com o coração e mentes fechados à Palavra de Deus continuarão a ouvir parábolas sem compreendê-las, como aconteceu com os fariseus e os mestres da lei.

É por isso que eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem. (Mt13:13).

Se elas estivessem disponíveis, elas entenderiam a voz de DEUS. Por que, mesmo Jesus ensinando em parábolas, muitos a quem Ele ensinava compreenderam e mudaram de vida? Porque eles tiveram fé. Eles creram no que Ele ensinava e se maravilhavam com os milagres que Ele fazia. Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender”. (Marcos 4:33).

Por que os fariseus, saduceus, líderes judeus e mestres da lei não conseguiam compreender os ensinamentos de JESUS?

Faltavam a eles humildade e comunhão com Deus. Por isso, Jesus sempre alertava ao final de seus ensinamentos: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça!”

“Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.” (Mt 15:8). Aquelas pessoas se achavam superiores a Jesus por que Ele era verdadeiro e de origem simples. A Verdade rasgava o coração daquela gente e os revelavam como eles eram realmente. Os fariseus e mestres da lei não suportaram o confronto. A Verdade conquistava o povo e eles se viram ameaçados. O Enviado de DEUS, o pregador carpinteiro de Nazaré, a Salvação em forma de homem, falou para multidões, mas muitos não ouviram. A arrogância deles os atrapalhou. O problema não eram as parábolas, o método de Jesus, mas o coração não quebrantado das pessoas.

E assim acontece com essas pessoas o que disse o profeta Isaías: “Vocês ouvirão, mas não entenderão; olharão, mas não enxergarão nada. Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e EU os curaria! – Disse DEUS.” (Mt 13:14-15).

Como disse Jesus, as pessoas taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Nós temos o livre-arbítrio. Podemos escolher entre o bem e mal. A ouvir ou desprezar. O mesmo aconteceu com o profeta Isaías. Ele também pregava/aconselhava o povo, mas ele não entendia e continuava desobedecendo a Deus. O alerta de Isaías, assim como as parábolas de Jesus não eram impedimento imposto por Deus para que a luz chegasse ao coração do homem, mas a arrogância do próprio homem o impedia de ouvir e obedecer a voz de Deus. Por estarem afastados da presença do SENHOR, aquele povo, como muitos hoje, ouvem mas não conseguem entender.

Paz a todos (as)!

Foto: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada