terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que aconteceu com as sementes?

A parábola do semeador é mais um importantíssimo ensinamento que Jesus deixou para nós. Com essa mensagem, podemos compreender como funciona o Reino de Deus. Jesus usou um personagem e uma atividade popular para ilustrar o que acontece com a propagação do Evangelho e os diferentes comportamentos de quem ouve a sua Palavra. Podemos encontrar esse alerta em dois dos quatro evangelhos: Mateus e Marcos.

O versículo 4, do capítulo 13 de Mateus, fala sobre o primeiro grupo de sementes. O que aconteceu? Elas caíram à beira do caminho e os passarinhos comeram. Essas não tiveram nem a chance de brotar. Do que Jesus se refere? São aquelas pessoas que, “Logo que ouve, o Maligno vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas.” São pessoas que não dão oportunidade a elas mesma de mudarem de vida e crescerem na presença de Deus. Elas tiveram acesso ao Evangelho, mas desprezaram o que ouviram.

O segundo grupo de sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. O que aconteceu com elas? “As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas e elas secaram porque não tinham raízes.” (Mt13: 5-6). Do que Jesus se refere? São pessoas que, “Quando ouvem a mensagem elas a aceitam logo com alegria; mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.” (Mc4: 16-17). São pessoas que não persistiram no caminho do Senhor. Elas tiveram conhecimento, mas não quiseram seguir em frente porque não resistiram às pressões do mundo sobre os que temem a Deus e preferem a Jesus.

O terceiro grupo de sementes caiu no meio de espinhos. O que aconteceu com elas? Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. (Mt13:7). Do que Jesus se refere? São pessoas que ouvem a mensagem, “mas quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos.” (Mc4: 18-19). Essas pessoas parecem bastante com muitos cristãos por aí. Apesar de conhecerem a Palavra de Deus, elas dão prioridade às coisas deste mundo e não geram frutos ao Reino de Deus. Quantos estão nas igrejas adorando e louvando ao Senhor apenas com os lábios? Onde estão esses corações e pensamentos? Estão divididos entre a vida com Jesus e os prazeres do mundo. Eles sabem que Jesus é o único caminho de vida, mas não conseguem dizer não aos convites sedutores. Andam por caminhos perigosos e fazem escolhas arriscadas e cheias de armadilhas. Elas ainda estão presas às amarras da ilusão e do pecado. Em cima do muro não é o melhor lugar. A visão pode parecer fantástica a primeira vista, mas não oferece segurança. É com os pés firmes na rocha que podemos caminhar iluminados pela Palavra Daquele se fez luz e caminho para nós. Saia de cima do muro enquanto é tempo! O ESPÍRITO SANTO ESTÁ LHE CONVIDANDO para escolher a Jesus.

O quarto grupo de sementes caiu em terra boa. O que aconteceu com elas? Produziram na base de 100, 60 e 30 grãos por um. (Mt13:8). São pessoas que ouviram a Palavra, conheceram a Jesus, escolheram por Ele e permanecem N’Ele. Elas vivem para o Reino de Deus. Jesus está no centro de suas vidas e de suas decisões. Elas têm prazer em servir a Deus e gerar frutos para Ele. São moradas do seu Espírito. Por meio delas muitos são curados, tratados, evangelizados. O Espírito Santo usa essas pessoas para transformar realidades onde elas moram, freqüentam, trabalham etc. Elas fazem a diferença porque conhecem e temem a Deus. Elas têm a consciência do sacrifício do Senhor Jesus por nós e desejam que todos também tenham. Elas sabem que quando erram devem correr ao pé da Cruz e se humilhar pelo perdão do Céu, onde habita Aquele que criou tudo e renova tudo em nossas vidas. Pois Ele disse: “Sejam santos porque Eu sou Santo” (1Pe1:16).

E afinal: quem são as sementes, a terra onde elas caem e o Semeador?

As sementes é o Evangelho, a Palavra de Deus que limpa e transforma os corações e mentes. A terra somos todos nós, os nossos corações e o Semeador é Jesus, que semeia o Evangelho por meio do Espírito Santo.

E você? Lembre-se de que é pela qualidade dos frutos que se conhece a terra.

Paz a todos (as).


Foto: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada