terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20:25)

O que vem a ser isso? A que Jesus estava se referindo com essas palavras? Apenas a tributos?

Prestemos atenção na seguinte continuação: “Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e admirados da sua resposta, calaram-se” (Lc 20:26)

Os enviados dos fariseus e dos líderes judeus não puderam acusar Jesus de nada. Ele era irrepreensível diante de todos.

Esse comportamento exemplar de Jesus nos ensina a também nos colocar diante de Deus e da sociedade. É um prestar de contas mesmo, assim como Adão prestava contas a Deus todas as tardes no Éden, antes do pecado. A figura de César representa a sociedade, suas leis e obrigações. Contudo, ao obedecermos a Deus não devemos nada ao mundo porque a Lei do Senhor é superior. Quem permanece em Cristo nova criatura e nada transgride porque a conta já foi paga por Ele na Cruz. Da mesma maneira que JESUS agiu com os fariseus e com todo o povo devemos agir com a nossa consciência em todos os aspectos de nossas vidas:

O Marido a sua esposa e vice-versa;

O empregado ao seu patrão e este para com seus empregados e com as leis;

Os pais com os filhos e estes para com seus pais e sua família;

O cidadão à sociedade;

O profissional em relação ao seu trabalho;

As autoridades para com o povo e o povo para com o seu país;

Usar de sabedoria para usarmos corretamente o nosso tempo.

Sejamos fiéis ao Senhor em tudo. Em tudo mesmo: no pouco, no muito, enfim, em tudo o que Ele colocar nossas mãos. Seja dinheiro, projetos, pessoas... Ao procedermos dessa forma, estamos prestamos contas de tudo o que fizermos. Ele está em todos os lugares e tudo ver. É ele é o criador dos Céus e da Terra e as Escrituras Sagradas testificam essa verdade o tempo todo, (Gn1:1; Sl19; Sl24; Dt10:14, Atos17:24-25 e muitos outros). Nós somos apenas administradores do Senhor, pois Ele nos confiou a Terra e tudo o que há nela. “Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele...” (Gn 2:15). Leia também Gn1:27-29; 1Co4:1-2; 2Co5:10

Quando o Senhor nos deu a sua Palavra é para que possamos agir de acordo com Ela, pois, nela estão os princípios da moral e do caráter de Deus. É na Bíblia que nos moldamos e aprendemos a agir como Deus age. Mas, para nos comportarmos conforme o caráter Divino é necessário crer porque é por meio da fé que Deus age, daí o milagre acontece por obra do seu SANTO ESPÍRITO. Ele é misericordioso para nos perdoar em nossas transgressões. Basta reconhecê-las diante D’Ele, por meio de Jesus. Afinal Ele nos deu Sua Vida para que pudéssemos alcançar a Graça de seu Pai.

Não basta somente proceder conforme a lei humana porque nem tudo o que é legal é moral e a Lei do Senhor é superior e incorruptível. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6:12) As leis humanas mudam conforme a sociedade e a cultura. As necessidades mudam. Os valores e princípios humanos também acompanham essa mudança, mas DEUS não muda. O seu caráter permanece o mesmo. Céus e terra passarão....

Jesus é a perfeita revelação do caráter do seu Pai. Ele, que também é Deus e sempre existiu, veio para nos ensinar essa verdade e dizer que também somos parte dessa natureza porque somos Sua criação e podemos ter Seu caráter em nós quando o aceitamos de todo o nosso coração. “Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. [...] Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo14: 7-10)

Se você caminhou até agora fora dos propósitos do Senhor, saiba que você pode recomeçar e mudar a sua vida e tudo a sua volta por meio da fé e do arrependimento. Tenha coragem e bom senso. Olha neste momento para Jesus porque Ele te convida ao seu Reino de Amor e vida!

Para continuarmos refletindo e alcançarmos a Vitória em Cristo, ouçamos os conselhos do Espírito Santo, que fala por meio da Sua Palavra e por meio dos seus servos e servas:

Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Josué 1:8)

Amém. Aleluia!!!!


Foto: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada